Quem Somos

Header image

Parte depressa. Parte depressa e vive devagar porque a vida é uma emboscada.

Portugal Glocal 
Para os amantes das coisas boas da vida.

Antes dos blogues não tínhamos pontos de identidade pessoal na Internet. Existiam apenas ambientes locais – grupos de discussão, fóruns – onde quem entrava adoptava uma identidade local um nick, uma pessoa especificamente pensada para se inserir naquele grupo. O que acontecia era que tínhamos muitas identidades locais para vários locais.

O blogue é um canal de publicação que todos podemos usar, sem mediadores. Mas um só blogue não seria um blogue, seria outra coisa qualquer – um site, uma página… Para existir este conceito de blogosfera temos que estar conscientes da existência de todos os blogues. E todos têm um papel importantíssimo na divulgação da informação actual.

É esta visão que nos guia, aqui no Portugal Glocal, todos juntos somos importantes.

Podemos ter muito hardware, muito software mas sós, algo não funciona.

O que funciona é a dinâmica da inteligência colectiva de milhões de utilizadores ligados através da Internet.

Este espaço pretende demonstrar que a web pode e deve ser um espaço de expressão pessoal ou social, conectado e contribuinte para a inteligência colectiva da rede.

Valores:

O mundo físico é nossa criação: cada um de nós cria a sua própria visão do mundo, a sua realidade específica, a sua experiência única da vida. Uma vez que a nossa vida é criada por nós , ela dá-nos uma imagem de nós mesmos. Assim como o artista examina a sua última obra para ver o que funciona ou não funciona, reconhecemos o que nos falta ainda aprender.

Criamos as nossas vidas a cada momento; as nossas experiências e as necessidades enviam-nos, portanto, uma imagem viva de nós mesmos. De facto o mundo exterior é como um espelho gigante que reflecte com clareza e precisão o nosso mundo e a nossa forma. A partir do momento em que aprendemos a olhar para ele apercebendo e interpretando o que ele reflecte, dispomos de um utensílio fabuloso.

Viajar é interpretar o mundo, é descobrir um pouco mais de nós próprios, aflorar as nossas emoções. Venha viajar connosco, ao mundo que existe dentro de nós.

Portugal Glocal é um espaço da responsabilidade de João Monge Ferreira, embora conte com outras colaborações que serão assinadas.

O projecto Portugal Glocal  é um espaço que agrega várias pessoas, instituições, e empresas, para o  informar  das últimas novidades  nas  áreas do turismo, ambiente, e cultura em Portugal. Com este espaço, pretendemos criar um turismo mais activo, cultural e emocional.

Este espaço só faz sentido se houver participação desse lado do ecrã.

Obrigado.

Portugal Glocal, o guia das suas emoções.

O projecto Portugal Glocal, quer encorajar os consumidores a defender os seus valores e a criarem laços de lealdade e identidade partilhada que ajude ambas as partes ( consumidores e empresas do sector) a passar ao lado da desordem do mercado. Por isso participe, envolva-se, venha criar o seu projecto de emoções.

Queremos entre todos tornar o nosso projecto especial.

O “Portugal Glocal” procura parcerias com universidades, empresas e organizações que se identifiquem com este projecto de divulgação e conhecimento de Turismo em português.

Nestas parcerias a preocupação central será alargar a divulgação e promover projectos nestas áreas,  podendo ser  desenvolvidos em conjunto ou em separado.

Para qualquer informação ou proposta, contactar:

emocionaltour@gmail.com



Quem somos:

Missão:
Concretizamos a nossa missão através do desenvolvimento de conteúdos sobre Portugal, pela sua difusão em diferentes meios e pela concepção e execução de serviços e produtos inovadores para turistas e para as empresas do sector turístico.

 Desenvolvimento de conteúdos distintivos e inovadores: requer o desenvolvimento de conteúdos tradicionais portugueses, associados à História de Portugal, à literatura ou à música, assim como adequação das condições de fruição da nossa oferta cultural e gastronómica, que possibilitem a vivência de experiências distintivas e inovadoras aos turistas que seleccionam Portugal como destino de férias.

  

Estratégia:

Turismo de Emoção

O Projecto Portugal Glocal – Turismo de Emoção e Comunicação, baseia-se numa estratégia de desenvolvimento sustentado, que assenta nos seguintes pilares:

Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, nomeadamente em torno das características culturais, ambientais e patrimoniais do território

Organização da oferta turística e criação de um produto turístico alternativo (Turismo de Emoção) ao sol/praia

Combater a sazonalidade do segmento sol/praia

Criar um grupo de profissionais vocacionado para o apoio ao desenvolvimento local, especializado nas actividades de Turismo Cultural (Emocional)

Aumentar a articulação entre os diferentes organismos com intervenção activa de suporte às actividades empresariais

Produzir material informativo / pedagógico de suporte à actividade das empresas/agentes turisticos locais

Reforço do associativismo empresarial

Incremento da colaboração das actividades tradicionais em função dos novos mercados

Dinamização da utilização dos factores produtivos imateriais (marketing, design, gestão de informação, etc.)

Facilitação e dinamização de iniciativas empresariais por parte dos agentes locais

Aumentar a acessibilidade dos empresários a competências técnicas qualificadas (base de dados de serviços especializados)

Aumentar a articulação entre os sectores público, privado e social

O objectivo é contribuir para o desenvolvimento de competências locais e regionais para o desenvolvimento do Turismo de Natureza, assim como potenciar a criação de novos perfis, quer na área do Turismo de Natureza quer na área da intervenção social.

A sustentabilidade ecológica do turismo, a sustentabilidade cultural e social e o desenvolvimento económico local, assim como os principais vectores do Turismo de Natureza: conservação da natureza, desenvolvimento local, qualificação e diversificação da oferta turística, são outros dos princípios a transmitir.

Na área de intervenção social o propósito é promover uma consciência actual das políticas sociais subsidiárias da responsabilidade social, cidadania e direitos fundamentais, assim como metodologias de planeamento e avaliação no sentido de acrescentar valor aos projectos e práticas de intervenção social.

Pretende-se com este projecto abordar as várias vertentes do Turismo e da sua Comunicação.


Elaborar uma política de comunicação para qualquer produto turístico, enquadrada numa estratégia de Marketing, de acordo com a interdependência com as outras variáveis do marketing-mix.


Pretende-se que o projecto seja capaz de definir e desenvolver as várias etapas na elaboração de um programa global de comunicação.


Pretende-se que o projecto desenvolva programas de comunicação ao nível de cada variável do mix da comunicação: Publicidade, Promoção, Marketing Directo e Merchandising.

10 thoughts on “Quem Somos

  1. Interessante projecto… Hei-de cá voltar para analisar com mais detalhe e perceber como poderei ter um envolvimento activo.

  2. desafio-vos a visitar – fisicamente! – a minha Quinta da Fornalha…um projecto sustentável nas 3 áreas da palavra…um projecto familiar algarvio que procura resistir à urbanização, ao desperdicio de patrimonio, procura revitalizar os campos e as paisagens.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s