Albufeira tem 18 praias com qualidade de ouro

Município mantém liderança nacional de um total de 286 zonas balneares distinguidas pela Quercus.
Albufeira volta a ser o concelho português com o maior número de praias com qualidade da água de ouro. De um total de 286 zonas balneares distinguidas pela Quercus, 18 localizam-se no Município. A esta distinção somam-se 20 Bandeiras Azuis, 13 “Praias Acessíveis” e 9 “Praias Saudáveis”, que atestam a excelência ambiental das praias do concelho.
A Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza-, identificou este ano 18 praias com qualidade de ouro em Albufeira, mais uma do que no ano anterior. O concelho detém a nível nacional o maior número de zonas balneares com esta distinção: Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Barranco das Belharucas, Falésia -Açoteias, Falésia -Alfamar, Rocha Baixinha Poente, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha Nascente.

A chancela “Praia de Ouro” é entregue pela associação ambientalista às praias nacionais mais consistentes, com um histórico de qualidade nos últimos cinco anos. Trata-se de uma forma da Quercus garantir uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade das águas balneares.

Refira-se que Albufeira está também na liderança no que respeita à Bandeira Azul, com 21 galardões atribuídos, um dos quais à Marina de Albufeira, a par com as praias dos Salgados, Galé- Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, São Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia- Alfamar, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

A excelência das suas zonas balneares valeu-lhe ainda a atribuição de 13 galardões “Praia Acessível” e 9 “Praia Saudável”. As praias com galardão “Praia Acessível – Praia para Todos” cumprem os critérios de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada. Este é uma distinção que representa o esforço do Município em melhorar as infraestruturas e serviços de apoio, eliminando as barreiras arquitetónicas nos equipamentos coletivos e na via pública. São elas: Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Peneco, Pescadores, Oura, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

A insígnia “Praia Saudável” tem em consideração aspetos como a segurança, acessibilidade, ambiente e sensibilização. Foram galardoadas as praias dos Salgados, Galé Leste, Oura, Santa Eulália,  Maria Luísa,  Barranco das Belharucas,  Falésia- Açoteias, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

“Todos estes galardões são um motivo de satisfação e orgulho, pois respeitam rigorosos critérios de atribuição que nos temos esforçado por cumprir e superar. De ano para ano, a qualidades das nossas praias tem vindo a aumentar, fator de extrema importância para uma cidade turística”, afirma Desidério Silva, presidente da autarquia albufeirense.

A cerimónia oficial do hastear das Bandeiras Azuis e de ‘Praia Acessível –Praia para Todos 2011’ vai ter lugar no próximo dia 14 de junho, pelas 9h30, na praia da Rocha Baixinha Nascente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s