O Ecoturismo na Madeira

O Arquipélago da Madeira apresenta diversos atributos para os amantes deste tipo de turismo, como por exemplo a floresta “Laurissilva”, uma relíquia da Era Terceária, que possui espécies que existiam nas floras primitivas do sul da Europa e do norte de África e que aí se extinguiram devido a alterações climáticas (as glaciações na Europa e o início do processo de desertificação no Saara) subsistindo actualmente apenas na Macaronésia.

A floresta indígena da Madeira é, actualmente, a mais extensa e a mais bem conservada dos arquipélagos que constituem a Macaronésia. Dada a sua importância, encontra-se integrada na Rede Natura 2000 e foi classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa em1992 e como Património da Humanidade pela UNESCO em 1999.

A floresta “Laurissilva” juntamente com as “Levadas” que são cursos de água construídos pelo Homem à volta das montanhas para levar água aos terrenos agrícolas inacessíveis, constituem hoje em dia um dos maiores atractivos naturais da Ilha da Madeira.

Por outro lado a existência das Reservas Marinhas do Garajau e da Rocha do Navio na ilha da Madeira, bem como das Reservas Naturais das Ilhas Desertas e Selvagens fazem com que a actividade do ecoturismo se pratique também intensamente no mar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s