Ecoturismo – viver a natureza

Ecoturismo

O Ecoturismo é um segmento do turismo que se desenvolve em áreas naturais, relativamente virgens, com o objectivo específico de admirar, estudar, desfrutar da viagem, conhecer as plantas, observar e ouvir os animais, as marcas culturais do passado e do presente das zonas onde é praticado.
É normalmente praticado em zonas protegidas pelo que os turistas são levados a cumprir um conjunto de regras predefinidas com vista à preservação dos ecossistemas no seu estado natural, da sua vida selvagem e da sua população nativa.

Os impactes são inevitáveis a partir do momento em que o ser humano, seja de que maneira for, intervém num habitat natural. Por isso, a dificuldade está em conseguir conciliar desenvolvimento económico e preservação da natureza.

Mas uma coisa é certa: quem gosta da natureza e reserva as suas férias ou fins-de-semana para a descobrir, respeita-a.

Por isso, o termo Ecoturismo surge associado a uma filosofia de desenvolvimento equilibrado, a uma forma de utilizar o potencial turístico do local para gerar riqueza, a par da preservação e valorização das qualidades ambientais da região e, sendo assim, O Planeta Agradece!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s