Itália

Itália

  • Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador
  • Sistema político: República
  • Capital: Roma
  • Superfície: 301 263 km²
  • População: 57,3 milhões de habitantes
  • Moeda: euro
  • Ouça a(s) língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país:
    Italiano
Itália
Detalhes do mapa – clicar no mapa Detalhes do mapa - clicar no mapa

O território italiano, predominantemente montanhoso, com excepção da planície de Po na região de Emilia-Romagna, estende-se dos Alpes ao Mar Mediterrâneo, onde se situam as ilhas da Sícilia, da Sardenha, de Elba e cerca de 70 ilhas mais pequenas. Na península italiana existem dois pequenos Estados independentes: a Cidade do Vaticano, em Roma, e a República de São Marinho.

O Parlamento bicamaral é composto pelo Senado (Senato della Repubblica), ou Câmara Alta, e pela Câmara dos Deputados (Camera dei Deputati). As eleições têm lugar de cinco em cinco anos.

No coração de RomaOs principais sectores da economia italiana são o turismo, a moda, a engenharia, os produtos químicos, os veículos a motor e a alimentação. A Itália faz parte do grupo de países industrializados G8 e é a sétima economia mais importante do mundo. As regiões do Norte contam-se entre as mais ricas da Europa em termos de rendimento per capita.

A península italiana foi o berço não só do vasto império Romano, que deixou um imenso património arqueológico, cultural e literário, mas também do humanismo medieval e do Renascimento, que tanto contribui para moldar o pensamento político, a filosofia e a arte na Europa, através de personalidades como Maquiavel, Dante, Leonardo da Vinci e Galileu.

A lista de artistas italianos famosos é longa e inclui Giotto, Botticelli, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Tintoretto e Caravaggio, bem como os compositores de ópera Verdi e Puccini e o realizador de cinema Frederico Fellini.

A cozinha italiana é das mais refinadas e variadas da Europa, desde os pratos de sabor picante de Nápoles e da Calábria, ou à base de pesto na Ligúria, até aos pratos de queijo e risoto dos Alpes italianos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s