Os wikis vieram para ficar na gestão do conhecimento. Para quem não está a par, um wiki é uma aplicação de gestão e edição de conteúdos que fica a meio caminho entre um blog e um site.
Ou seja, tem a rapidez de escrita e edição de um blog, a estrutura de um site (não é um diário cronológico como um blog) e ainda possui a capacidade de qualquer conteúdo ser editado pelos utilizadores registados. É a ferramenta da colaboração em massa por excelência, a concretização da tão propalada inteligência conectiva dos anos 90.
Um dos maiores símbolos desta tendência é justamente a Wikipedia, o projecto utópico da criação de uma enciclopédia com a colaboração voluntária dos internautas. Mas a aplicação de wikis na gestão do conhecimento nas empresas já não é utopia. A intituividade do seu manuseamento e a estruturação do processo de partilha e codificação do conhecimento tácito são vantagens que seduziram os gestores.
As aplicações dos wikis na web para a captura e construção de conhecimento colectivo são imensas. Fica aqui uma lista de várias aplicações e de fontes de informação sobre esta vaga de experimentação socio-tecnológica:
Cogmap – um wiki que constrói e partilha organogramas empresariais
PB Wiki – uma plataforma web-based, grátis, para a criação de wikis
Wiki Patterns – um wiki com dicas sobre os vários perfis de utilização deste tipo de ferramenta colaborativa
Twiki – uma plataforma para instalar no servidor da empresa, grátis
Wiki Matrix – um portal comparativo das várias aplicações Wikis disponíveis
Wikinomics – o wiki do último livro de Don Tapscott, onde os leitores também podem contribuir na construção de capítulos
Por último, o leitor fazer o dowload deste white paper da Mind Touch em wiki-for-km-whitepaper.pdf, que dá as linhas essenciais sobre como aplicar os wikis à gestão do conhecimento.