Sagres

Fortaleza de Sagres é candidata
Eleição das “Sete Maravilhas de Portugal”


fort fortaleza i sagres.jpg

A Fortaleza de Sagres está incluída na lista dos 21 monumentos nacionais candidatos às sete maravilhas portuguesas e poderá integrar o lote dos vencedores se recolher o número de votos necessários. O resultado do escrutínio dos portugueses será anunciado no dia 7 de Julho de 2007, no Estádio da Luz.

Segundo o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Helder Martins, a Fortaleza de Sagres, seleccionada numa fase inicial entre 793 monumentos, é o local mais “visitado do Algarve e o terceiro do país, depois de Fátima e do Mosteiro dos Jerónimos” e tem um “elevado valor patrimonial”.

Remodelada na segunda metade do século XVIII, a fortaleza alberga “uma das maiores concentrações de menires e recintos megalíticos da Europa”, revela o sítio das sete maravilhas na Internet, que evoca ainda a misticidade do monumento. “A invulgar paisagem e a presença historicamente atestada do Infante Dom Henrique (que aqui faleceu em 1640) deram a Sagres uma posição ímpar na mitografia nacional”, lê-se no sítio.

Caso o nome da fortaleza conste dos sete vencedores, defende Helder Martins, será reposto “o facto de a vila não ter sido incluída na lista indicativa de património mundial da UNESCO em 2002”. O dirigente do turismo algarvio espera ainda que o concurso permita o “investimento na conservação do monumento”, sob a alçada do Instituto Português do Património Arquitectónico.

Os 21 monumentos candidatos ao título de “Sete Maravilhas de Portugal” foram conhecidos no dia 7 de Dezembro, no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia presidida pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. Com o apoio do Ministério da Cultura, a iniciativa insere-se num projecto mais amplo – a “Declaração Universal das Novas Sete Maravilhas do Mundo”.

A decisão final de ambas as votações será divulgada no dia 7 de Julho. Até lá, os portugueses poderão eleger as suas sete maravilhas arquitectónicas, arqueológicas ou religiosas preferidas. Basta acederem ao sítio www.7maravilhas.pt/ ou votarem por telefone ou SMS.

Anúncios

One thought on “Sagres

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s