Sete Sóis Sete Luas

A extensão do Festival Sete Sóis Sete Luas de Castro Verde, que se realizou em Setembro de 2005, recebeu dois projectos memoráveis, idealizados para serem apresentados nesta vila alentejana.

Rão Kyao uniu a sua flauta e a sua concepção de fado virado a oriente ao acordeão diatónico do virtuoso toscano Riccardo Tesi, à jovem voz do flamenco andaluz Argentina e à força inebriante das polifonias alentejanas dos Ganhões de Castro Verde. O resultado encontra-se agora disponível em CD.

Já o italiano Luigi Cinque, compositor, maestro, saxofonista e clarinetista de mil e uma fusões, juntou um naipe de músicos de luxo para levar a cabo o projecto Alentejo Story, história de camponeses repleta de vinho, azeite e trigo inspirada, do ponto de vista poético, no romance “Levantado do Chão” de José Saramago. O documentário rodado no dia do concerto, disponível agora em DVD, mostra toda a beleza árida e serena da paisagem alentejana, inspiradora de um notável casamento de vários estilos mediterrânicos: o jazz melancólico de Cinque, a tradição valenciana, medieval-gótico (de certo modo) de Mara Aranda e Efrén López (membros do colectivo L’ham de Foc), a magia da voz de Elena Ledda que vem das entranhas das montanhas sardas, os drones da sanfona de Carlos Beceiro (dos fabulosos La Musgaña), as polifonias vocais dos Ganhões (uma vez mais) e as harmónicas de Ponte de Sôr. Viagem inesquecível tingida a tons muito fortes de cor de trigo seco e de terra barrenta.

Anúncios

10 thoughts on “Sete Sóis Sete Luas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s